7 Infrações Penais de Repercussão Interestadual ou Internacional da Lei 10.446/02

Posted By: Administrador - 16.4.18

Share

& Comment


A Lei Nº 10.446/2002 dispõe sobre infrações penais de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme, para os fins do disposto no inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição o objetivo da lei é que quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação.

7 Infrações Penais de Repercussão Interestadual ou Internacional da Lei 10.446/02
by Pixabay

O Art. 1º da Lei 10.446/02 definiu, dentre outras, as infrações penais consideradas de repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme como as seguintes (rol exemplificativo) :

7 Infrações Penais de Repercussão Interestadual ou Internacional da Lei 10.446/02

  • I – seqüestro, cárcere privado e extorsão mediante seqüestro (arts. 148 e 159 do Código Penal), se o agente foi impelido por motivação política ou quando praticado em razão da função pública exercida pela vítima;
  • II – formação de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4º da Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990); e
  • III – relativas à violação a direitos humanos, que a República Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratados internacionais de que seja parte; e
  • IV – furto, roubo ou receptação de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operação interestadual ou internacional, quando houver indícios da atuação de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federação.
  • V - falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e venda, inclusive pela internet, depósito ou distribuição do produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado (art. 273 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal).   
  • VI - furto, roubo ou dano contra instituições financeiras, incluindo agências bancárias ou caixas eletrônicos, quando houver indícios da atuação de associação criminosa em mais de um Estado da Federação. 
  • VII – quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres.    (Incluído pela Lei nº 13.642, de 2018)          

Por fim, o parágrafo único do art. 1º da Lei 10.446/02 afirma que atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polícia Federal procederá à apuração de outros casos, desde que tal providência seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justiça.


Veja também: 


About Administrador

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

Copyright © Procurador Jurídico™ is a registered trademark.

Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.